terça-feira, 9 de junho de 2015

Crescer é inverno, amadurecer é verão

  Leia e ouça: Velha e louca

  “ Quando você crescer, vai entender...” dizia minha mãe. No último feriado, entre algumas xícaras de chá, e livros novos, passei um dia inteiro repensando os últimos seis meses, planejando a outra meia dúzia... E percebi que crescer é um desafio diário, que a gente sempre tenta fugir.
   Daqui há seis meses, completo vinte anos. Duas mãos inteirinhas, e eu já vou ter que começar a usar os dedos dos pés pra contar minha idade. É engraçado o quanto tudo e nada mudou nesse tempo todo. Tudo, porque obviamente eu vivi ciclos diferentes nessa minha vida. E nada, porque sei que ainda há muito o que aprender.  Em alguns dias – como no fim de semestre, que enlouquece qualquer ser da face da Terra – eu me deparo perguntando pro espelho porque é que o tempo passa tão rápido, em outros – como agora, escrevendo esse texto – percebo que o tempo passa como tem que passar, tudo depende de como a gente resolve encarar essa passagem e o que é que a gente faz pra aproveitá-la.
   Crescer dói, porque nos obriga a consertar os próprios erros, crescer dói porque nos faz mudar. Crescer dói porque a gente descobre que adultos não são felizes o tempo inteiro, e não tem a solução pra todos os problemas, infelizmente. Crescer dói porque pessoas queridas nos deixam antes do que pensávamos, e descobrimos que não somos imortais.
  E mesmo com todas essas dores, nos ossos ou na alma, a gente cresce. Mas o mais gostoso de tudo isso, é que amadurecemos também. Amadurecer é o alívio das dores. Amadurecer é passar um tempo consigo mesmo, e ser feliz com isso. Amadurecer é entender que querendo ou não, as pessoas vão embora – pro céu, pro inferno, pro outro lado do mundo, ou pra fora de nossas vidas – e apesar disso doer pra cacete, é inevitável. O que também é inevitável, é a ida da dor, por mais dura que pareça, ela também se vai.

  Amadurecer é saber que alguns amores duram a vida inteira, mesmo que acabem. E alguns duram só uma noite, ou nem isso. Amadurecer é entender que tudo é possível, mas nem tudo é necessário. Amadurecer é ir do jeito que der, porque a gente sempre dá um jeito. Crescer é inverno. É frio, seco, doloroso como levantar da cama numa manhã de 15ºC. Mas deixa as pessoas mais elegantes. Amadurecer é verão. É prazeroso, exacerbado, ardente, ensolarado, divertido. Amadurecer bronzeia, queima como o sol do verão do Rio. Viver é ser das quatro estações um pouquinho, ser sol em dias nublados, e chuva pros sóis de verão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário