terça-feira, 22 de julho de 2014

Se não desse errado não seria eu - Um texto para os pessimistas de plantão

   Durante uma daquelas conversas sem pé nem cabeça, num fim de tarde do domingo, quando já começa a te dar aquele aperto no peito porque o dia seguinte é segunda feira... Ouvi uma menina linda me dizer “mas você sabe, se não desse errado não seria eu”. Confesso que dali em diante, não prestei mais tanta atenção na conversa, que deve ter durado mais uns vinte minutos, ou meia hora, não sei. Mas fui pra casa me perguntando o porquê de alguém que tem tudo pra dar certo, escolher dar errado, sabe?
    Sim, quando ela disse aquela frase, pra mim significou que ela se conformava com os erros de sua vida, e no fim sempre esperava que as coisas realmente não dessem certo, afinal se desse certo dessa vez, não seria ela mesma. Senti – e ela mesma deve se sentir assim- que ela tinha perdido a fé em si mesma. Aquilo abriu um buraco no meu coração, tão jovem, mas com um espírito tão velho.
   Deitei na cama, fechei os olhos e pensei quantas pessoas no mundo também não se sentiam assim, e claro eu convivo com muitas dessas pessoas – às vezes eu também sou engolida por esse monstro chamado pessimismo.
Não tem jeito, sempre vai ter alguém te esperando dar um passo em falso pra repetir pela milésima vez: “eu te avisei”, ou pra mim a pior de todas: “eu já sabia”.
 E quando isso acontecer, o melhor a fazer é sorrir. Porque a gente sabe que algumas coisas tem que dar errado pra outras darem certo.
    Essas pessoas que desconfiam de si e de todos, reclamam de tudo, e adoram repetir que estavam certas e você estava errada (o), se elas tivessem ideia do quanto é chato ouvi-las ficariam caladas pra sempre. O fato é que se deu errado dessa vez, não significa que você tem que desistir.
   Tente uma vez, falhe, tente pela segunda vez, caia, levante-se e tente quantas vezes você precisar. Veja o sol, por exemplo. Ele tenta brilhar todos os dias, em alguns deles as nuvens o escondem, não dá certo. Mas no dia seguinte ele está lá pra tentar mais uma vez. Você não tem que se esconder dos pessimistas, mas tem que mostrar a eles que seu brilho é mais forte do que as nuvens que eles carregam sobre as cabeças.
   Todos os dias são lindos e prontos pra fazermos nossas apostas, e acertar, ganhar na loteria. A vida é um lançamento de dados, apenas deixe-se lançar e ver no que dá.

2 comentários: