sexta-feira, 11 de julho de 2014

O poder de um sorriso

            Eu nem sabia quem era ele, mas recebi ali no cruzamento o sorriso mais lindo do mundo. Saiu a passos largos pela avenida, sem que eu conseguisse perguntar seu nome, por isso se você estiver lendo este texto “Senhor Sorriso”, eu quero lhe agradecer.
            Obrigada pela luz que me trouxe naquele dia, e para um desconhecido você conseguiu fazer isso de forma plena, muita gente que vive comigo e me vê todos os dias não consegue me animar de tal forma.
             Fiquei uns minutos ali na calçada, perdida em pensamentos, fechei os olhos e me lembrei de vários sorrisos, que pra mim não eram somente dentes alinhados ou o simples abrir dos lábios. Quantos sorrisos também te fazem sorrir? Instantaneamente, ainda de olhos fechados, eu sorri.
            Sentada, aqui escrevendo, consigo me lembrar de diferentes pessoas que carregam consigo diferentes formas de sorrir, e há aqueles que tem um sorriso pra cada situação, você sabia? Repare.
Sorrisos bobos, sorrisos tortos, sorrisos forçados, meios sorrisos, sorrisos contidos, sorrisos amáveis, brancos, amarelos, incompletos (daquele priminho fofo que acabou de perder um dentinho)... Quantas sensações um sorriso é capaz de despertar? Quantos corações um simples sorriso consegue ganhar? Quantas lembranças um sorriso pode criar? E porque é que essa gente pouco sorri?
            Que me desculpem os amargurados, mas um sorriso é sim capaz de salvar o dia, salvar o mundo talvez. E pare com essa história de “eu não tenho um sorriso de propaganda de creme dental” porque o seu sorriso desajeitado, e despreocupado pode transformar a vida dos outros. Não é lindo saber que o seu sorriso é o motivo do sorriso de alguém?
          Então faz o seguinte, desamarra essa cara enquanto anda por aí e dá um sorriso mais sincero, desinteressado, despretensioso pra primeira pessoa que cruzar teu caminho, porque sorrir mesmo que pra um desconhecido é uma forma de carinho, e ah, esse mundo tá precisando tanto disso. E depois você me diz se um sorriso trocado não pode trazer uma felicidade infinita pra duas pessoas.

Um comentário: